terça-feira, fevereiro 16, 2010

A lenda ou a realidade

Esta pedra granítica, rudimentarmente esculpida e inserida na parede do pequeno jardim que ladeia o Senhor dos Aflitos, no largo da Igreja e da Fonte, é lendária.
Habituei-me a vê-la desde pequeno como um "monumento" dos mais antigos dos Chãos.
Ali se representa, como se vê, vagamente, uma figura humana de braços em cruz.
Consta, ao longo dos tempos, que naquele local, um homem foi salvo da execução por um mensageiro que chegou de Outeiro de Gatos com uma missiva que lhe salvou a vida, no último momento (não esqueçamos que Outeiro de Gatos, tal como Chãos, eram parte do mesmo concelho de Casteição…).
Não conheço de fonte segura a origem do oráculo levantado ao Senhor dos Aflitos a cerca de vinte metros, mas terá sido mandado erigir exactamente pelo homem que, salvo, manifestou daquela forma a sua gratidão a Deus.
Em terra de muita fé, coragem e alguma ciência (fé, coragem e ciência… era o lema dos Descobrimentos) ao longo dos tempos foram levantados marcos religiosos importantes de que falaremos aqui a pouco e pouco: A capela ou Igreja de Santo Amaro, O Senhor dos Aflitos, o Cruzeiro à entrada da aldeia e a Senhora dos Caminhos.
Espera-se dos amigos e naturais de Chãos que escrevam aqui as suas memórias ou comentem o que se vai escrevendo, enriquecendo este património comum.
Beirão (2010-02-16)

1 comentário:

  1. Foi com satisfação que descobri que o amigo Beirão é de Chãos. Tenho agora mais uma boa razão para visitar este blog interessante e do qual já tinha recolhido informação importante sobre as nossas terras. Muito obrigada pela sua visita lá no "Outeiro de Gatos" e principalmente pelas palavras amigas. Bem haja! Melhores cumprimentos. Elisabete Ramos

    ResponderEliminar