domingo, agosto 14, 2011

Memórias e Tradições (IV)

As segadas (1)
As segadas (as ceifas) realizavam-se em Julho e constituíam um dos pontos altos da actividade agrícola de Chãos. Eram abundantes os campos de centeio, semeado em lugares mais altos e secos, deixando as “poças” (campos mais baixos) para o cultivo especial da batata, pela sua humidade e fertilidade.
Eram dois os utensílios fundamentais usados nas segadas (e que os homens e mulheres geralmente levavam ao ombro): a “seitoira” ( a foice) e as “dedeiras”. Estas serviam para proteger os dedos da mão que segurava os caules de centeio na parte inferior e mais próximos da zona de corte da seitoira. Eram constituídas por dois “dedais” de couro, ligados por tiras igualmente de couro.. Um dos dedais era introduzido nos dedos mindinho e anelar. O outro era introduzido no dedo maior. Ficavam livres os dedos indicador e polegar . Enrolavam-se as tiras de couro ao pulso e cruzavam-se para que as dedeiras ficassem bem seguras e ligadas. Se o segador fosse esquerdino e, portanto, manejasse a seitoira com a mão esquerda, as dedeiras eram colocadas na mão direita.
Fazia-se distinção entre homens e mulheres quando “segavam a torna”, pois os homens “levavam” (segavam) três regos de cereal, enquanto que as mulheres levavam apenas dois. Curiosamente, os homens metiam o cereal do rego do meio entre as pernas e iam segando os três regos.


(Participação de Iracema Azevedo Leitão)


1 comentário:

  1. Esta participação transporta-nos a umas décadas atrás e reaviva a tradição agrícola da aldeia e muitas palavras que são usadas nesta área da Beira Alta. É uma riqueza linguística importante que, provavelmente, os nossos descendentes a breve trecho não compreenderão. Por isso, e também pelas realidades que rememora, este texto e os que se seguirão bem como outros já publicados pela nossa conterrânea Iracema Azevedo Leitão fazem parte das nossas raízes agrícolas ancestrais. Lembram-me grandes jornadas agrícolas, desafios, cantorias,calor tórrido do verão e fartas refeições para o rancho que "segava", com a boa pinga local. AM

    ResponderEliminar